Quem está começando a investir no mercado financeiro pode se deparar com muitas siglas e termos que parecem complicados. Por isso, é essencial entender o que eles significam e como eles afetam os seus investimentos. Uma das modalidades de investimento mais populares entre os iniciantes é a renda fixa. Dentro dessa categoria, vamos entender o conceito de taxa CDI.

CDI e a importância para os seus investimentos

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido pelos bancos quando emprestam e tomam recursos uns dos outros, usando os recursos que sobram no caixa no final do dia. Essa operação é muito comum no mercado financeiro e serve para que os bancos mantenham o seu equilíbrio e cumpram as exigências do Banco Central.

Para nós, investidores comuns, essa taxa acaba se tornando um indicador, algo que representa o rendimento médio desses empréstimos interbancários. Essa taxa é muito importante, pois serve como referência para vários outros investimentos, incluindo o CDB.

Você pode encontrar a taxa CDI, também chamada de taxa DI, no site da B3, a bolsa de valores brasileira, e em sites especializados em investimentos.

Dica: para não confundir CDI com CDB, lembre-se que o ‘I’ significa indicador, pois ele mostra o rendimento dos empréstimos entre os bancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *